Informações cirurgias

O que é hipospádia

    Hipospádia é uma anormalidade da formação da uretra e do pênis. O que mais chama atenção é o fato do orifício da uretra, o que chamamos de meato uretral, se localizar abaixo da sua posição habitual e se colocar mas baixa no pênis, podendo estar abaixo da glande, no meio do pênis, escroto e até mesmo no períneo. Existe sempre um excesso de pele na parte de cima do pênis (região dorsal) que recebe a denominação de capuchão, já que ela não se fechou por baixo. Quanto mais baixa for a uretra, maior a possibilidade de curvatura do pênis para baixo. 

    A consequência da hipospádia é o fato do paciente urinar para baixo, ter chance de pênis curvo e o aspecto cosmético inadequado pela presença do excesso de pele enrugada na parte de cima do pênis.

Por que ela ocorre

    A uretra de forma normalmente entre 7 e 13 semanas da gestação, num período conhecido como mini puberdade. Neste momento o próprio paciente produz testosterona e promove o ciclo de formação da uretra. A hipospádia representa uma interrupção deste processo. Quanto mais cedo for a interrupção, maior a chance de ser hipospádia proximal, das mais graves. Quanto mais tarde for a interrupção, costuma dar origem a hipospádias distais.

    Afora o problema anatômico e funcional, não há relação há risco de infecção urinária, malformação renal e nem problemas de impotência e infertilidade. Até 15% dos casos podem ter testículo não descido, o que chamamos de criptorquidia.

    Sabe-se hoje que a fertilização in vitro (assistida) pode aumentar risco de hipospádia, já que o estímulo hormonal da mãe com estrógenos pode inibir o ciclo de formação da uretra e criar a hipospádia.
 

Quando tratar 

    Há um consenso hoje que a cirurgia de hipospádias deva ser feita precocemente. Costumamos operar entre 4-6 meses. A razão para tal é que há melhor condição de cicatrização e sucesso da cirurgia; a criança não anda ainda, o que facilita os cuidados locais. Não haverá também registros de memória e psicologicamente a correção precoce tem efeito positivo perante aos pais. 

Desconfie se falarem que ele é muito pequeno para operar, melhor operar após 1 ou 2 anos. Este conceito demonstra não atualização ao consenso dos maiores especialistas mundiais.

Rua Maestro Cardim, 560, cjs 214, 215 e 216    

Tel: 011-32870639

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon